domingo, 24 de julho de 2011

Gigantesco Aquífero ALTER DO CHÃO pode ser entregue a pesquisadores estrangueiros...


O desprezo do governo federal e o desinteresse da Agência Nacional de Águas (ANA) está levando o gigantesco aquífero Alter do Chão, para as mãos de pesquisadores estrangeiros e, por via quase direta, para as mãos de grandes potências estrangeiras. É o que revela a jornalista Zilda Ferreira, que esteve por uma semana na vila balneária de Alter do Chão, e entrevistou o cientista paraense Milton Mata, da Universidade Federal do Pará.
A abrangência deste aquífero é genuinamente nacional, pois ele se estende pelo oeste da Amazônia brasileira. Entretanto, para que se possa afirmar com precisão sua extensão é necessário um estudo mais aprofundado. Mas, há poucas dúvidas de que não seja o que possui o maior volume de água, uma vez que está abrigado debaixo da maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica.
Diz  Milton mata, pesquisador da UFPA:

O Aquífero Alter do Chão, já nosso conhecido e de toda a comunidade científica da Amazônia, desde a década de 60, mas ninguém jamais expressou vontade de estudar isso de forma sistemática. Eram somente poços isolados que abasteciam comunidades específicas. Meu grupo de pesquisa, depois que eu defendi minha tese de Doutorado, em 2002, e calculei a reserva hídrica de outro sistema aquífero (Aquífero Pirabas) resolveu investigar o Aquífero Alter do Chão mais de perto. Isso iniciou ano passado.



 O Aquífero Alter do Chão tem água suficiente para abastecer população mundial .Uma enorme dimensão física formada por fauna, flora, rios e diversos ecossistemas, componentes fundamentais de manutenção do equilíbrio dinâmico da Terra e de relevância estratégica para toda a humanidade: não é de hoje que a região amazônica atrai olhares do mundo inteiro. A biodiversidade da maior floresta tropical do planeta é tida como uma fonte inestimável de possibilidades econômicas à espera de estudos e descobertas. E é nesse cenário que se localiza o Aquífero Alter do Chão, uma reserva com cerca de 86,4 quatrilhões de litros de água subterrânea, suficiente para abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes. É isso mesmo: 86,4 quatrilhões de litros de água potável, localizados em uma formação geológica sob os Estados do Amazonas, Pará e Amapá.

Alter do Chão e suas belezas

Culinária e manifestações folclóricas paraenses. O swing e o tempero caboclos. A caminho da praia mais bela do Brasil – Alter do Chão, eleita pelo jornal britânico The Guardian -, santarenos e turistas têm a oportunidade de imergir um pouco mais na cultura amazônida.


  A Praia:


 Em Alter do Chão existem belas praias de areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós.
A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs.
Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais,
Alter do Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos que demandam o Rio Amazonas.Por esta razão, a referida vila é importante pólo turístico da região.
      
A Culinária:

    Fazendo parte da Culinária Borarí também podemos encontrar o bolinho de piracuí= pira(peixe )cuí(  pó)=a farinha de peixe. Este pode ser feito a base do piracuí e da batata cozida ou com a macaxeira.Níguém resiste também ao pato no tucupí,prato peculiar da Amazônia brasileira,preparado a base do sumo (caldo)da mandioca;após a fermentação,ele é fervido até a elimenação das substancia tóxicas,temperado com a alfavaca e cheiro-verde  e bastante jambú para tornar-se apto a receber o pato.

      O Artesanato:
      
      Artesanato : é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato).


    No artesanato Borarí são utilizados todos os tipos de materiais retirado da própria natureza, como o barro, sementes,talas,cuias,Raízes. O artesanato que mais simboliza a pequena Vila são as cerâmicas .As sementes das frutas da região estão sendo aproveitadas na confecção de, artesanato, bijuterias, etc. As cuias que são utilizadas para tomar o Tarubá,Tacacá, o Açaí , também são trabalhadas com Grafismo tipicamente BORARÍ e servem como adorno para decoração.O Artesanato 
Borarí é um dos Artesanato mais valorizados da região norte.