terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Origem do Festival folclórico borarí

¢Em 1993, os grupos folclóricos que se apresentavam no Sairé e sentiam a necessidade de Recursos Financeiros para compra de suas indumentárias. Deveriam criar alguma forma para consegui-lo. Foi então em julho em 1994 após a realização do Sairé Edilberto Ferreira Costa e Ludinea Lobato Marinho pensaram em um evento que fosse realizado no mês de setembro que nessa data não havia nenhum evento de proporções no município.
¢Sem uma tradição folclórica mas com o empenho dos comunitários o evento foi um sucesso. Muita gente visitou a vila de Alter do chão no decorrer do evento que transcorreu de 9 a 11 de setembro. Além do cenário tipicamente indígena, o que deixou marcado o 1º Festival Borarí foi a explendida praia que havia emergido nas águas doces do lago verde.
¢Em 1997 com a mudança de data do Sairé,o Festival Borarí passou a ser realizado em julho em lugar do referido evento e por três anos aconteceram por estratégias de atrair público realizando-se sobre balsas onde era composto o cenário para apresentações folclóricas como a lenda do boto.