domingo, 27 de novembro de 2011

CAT de Alter do Chão abandonado



Com seis anos de instalação, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Alter do Chão está completamente abandonado pelo Poder Executivo. O Terminal Fluvial Turístico (TFT) foi construído para receber turistas e servir de ponto de embarque e desembarque de passageiros que visitam o Caribe brasileiro diariamente. No entanto, devido à inoperância administrativa, o local está se deteriorando sem que nenhum tipo de reforma ou mesmo manutenção do local sejam feitas para a preservação deste patrimônio público, que perdeu sua importância inicial, que era de ajudar a fomentar o turismo local. Hoje, nas dependências do CAT, o que se vê é um cenário de abandono e descaso com o dinheiro público. A estrutura toda do imóvel está comprometida e necessitando de reparos urgentes.
O CAT, construído com recursos do Proecotur, foi inaugurado pelo então governador Simão Jatene, em 28 de junho de 2005. De lá para cá pouca coisa foi feita para preservar aquele patrimônio, que deveria servir, além de ponto de atendimento ao turista, como um espaço cultural e artístico, já que a ideia inicial era usá-lo também como local para que os artesãos da vila expusessem seus trabalhos.
Do teto às paredes, há grandes fissuras que ameaçam a estrutura do imóvel, feita em madeira. As salas estão sujas e com as janelas quebradas. Ao redor do CAT a sujeira também é predominante. Restos de alimentos, sacos, garrafas plásticas e outros materiais nocivos ao meio ambiente estão por todos os lados.
De acordo com os comunitários, várias solicitações já foram feitas à prefeitura para que o Executivo proceda com algum tipo de reparo no Terminal Fluvial, porém, nenhuma resposta foi dada efetivamente à comunidade pelo governo municipal.