quarta-feira, 21 de março de 2012

A Dança do Carimbó em Alter do Chão

A dança do carimbó destaca-se por uma manifestação típica do Estado do Pará. Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena com influências da cultura negra e portuguesa. Sua palavra em tupi refere-se ao tambor feito de tronco de árvore, chamado Curimbó, no qual “Curi” significa pau e “mbó” refere-se a oco ou furado, em todo traduz pau oco que produz som. O termo da música e a dança chamam-se Carimbó por inúmeras influências fonéticas de modos de falar de cada região paraense.
A dança, segundo historiadores surgiu através de tribos indígenas que tocavam o curimbó e dançavam para realizar rituais. No momento em que os escravos entraram em contato com essa dança, impuseram os seus movimentos característicos africanos, desta forma a dança passou a caracterizar-se em uma espécie de batuque. Colonizadores portugueses também se sentiram atraídos pelo ritmo. Estes, estimulavam essas manifestações e faziam questão de participar assim, acrescentaram também seus traços da expressão corporal característica das danças portuguesas. Deste modo, o ritmo do carimbó foi evoluindo, disseminando e tornou-se popular na região Norte, ou seja, a partir da fusão de culturas, surgiu a manifestação de criatividade artística tornando-se atualmente tradição da identidade do povo paraense. 
Em Alter do Chão não é diferente,nossos parentes indígenas deixaram de herança essa belíssima dança que é o carimbó.Hoje vem sendo dançada no Sairé.Ma não só o Carimbó, mas também o puxirum, lundu, desfeiteira, camelu, valsa da ponta do lenço, marambiré, quadrilha, cruzador tupi, macucauá, cecuiara e outras que marcam a riqueza de ritmos e a cultura de Alter.