quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Área de Proteção Ambiental – APA Alter do Chão

Uma APA – Área de Proteção Ambiental é uma área dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais que são importantes para a qualidade de vida e bem-estar das populações que ali residem. Desse modo, o Conselho Gestor da APA tem por objetivo disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
Em Santarém, a vila balneária de Alter-do-Chão também receberá a instalação de um conselho que definirá estratégias de preservação ambiental na região, o plano prioritário é diminuir os impactos ambientais. Ao todo, 20 membros gerenciarão o conselho.


A APA Alter do chão foi criada pelo Decreto Lei Nº 17.771 de 02 de Julho de 2003 e compreende uma área de 16.180 ha. É parte integrante da Gleba Mojuí dos Campos com o seguinte memorial descritivo: o limite sul coincide com a divisa entre os Municípios de Santarém e Belterra, partindo do ponto PD-10, situado às margens do lago Jurutuí, à foz do igarapé Jurutuí de coordenadas geográficas aproximadas: latitude 02º32’58”S e logintude 54º58’08”Wgr e no limite norte coincide com à margem direita do rio Tapajós no ponto PD -01, de coordenadas geográficas aproximadas: latitude 02º32’58”S e longitude 54º58’08” Wgr, totalizando um perímetro aproximado de 67.393,10m.
A Área de Proteção Ambiental de Alter-do-Chão tem por objetivo ordenar a ocupação das terras de modo a promover a proteção da diversidade biológica, dos recursos hídricos, do patrimônio natural, com vistas a assegurar o caráter sustentável da ação antrópica na região.